sexta-feira, 11 de junho de 2010

Aleitamento Artificial

Em primeiro lugar, o biberão e a tetina terão que estar esterilizados. Para tal, podem ser fervidos em água, durante 10 a 15 minutos, ou então utilizar outros métodos de esterilização que existem no mercado. Em qualquer dos casos, deverá lavar sempre muito bem as mãos antes de pegar neles e deverá procurar não tocar as partes que vão directamente à boca da criança.

Para preparar o biberão, primeiro deverá verter a agua dentro deste e só depois, juntar o leite em pó, para que se dissolva melhor. É importante seguir as instruções da lata ou as que são recomendadas pelo pediatra. Para que se obtenha uma concentração de leite adequada, nunca deverá preparar as doses “a olho”. Deverá encher bem o dosificador e em seguida nivelá-lo, para que fique bem raso, sem comprimir o leite, caso contrário, as doses serão demasiado concentradas e exageradas.

Uma vez obtida a quantidade certa, deverá fechar o biberão com a tetina e agitar bem para evitar a formação de grumos, obtendo assim um leite bem dissolvido. Depois de comprovar que a temperatura é a correcta, deixando cair algumas gotas sobre o dorso da mão, poderá começar a alimentar o seu bebé.
Nao aleitamento artificial, o momento da toma, deverá ser entendido, também, como um momento de relação entre mamã e bebé. A mãe deverá pegar no seu bebé nos braços, apertá-lo contra si com doçura e abraçá-lo, exactamente da mesma maneira como o faria, caso o estivesse a amamentar com o peito. Claro que este tipo de aleitamento, tem a vantagem de poder dar ao pai, o privilégio de viver um momento único e maravilhoso, pois muitas vezes poderá substituir a mãe nesta tarefa.

A forma mais correcta de dar o leite ao seu bebé, será mantendo o biberão com a inclinação correcta, de forma a encher completamente a tetina , e assim evitar que o bebé engula ar.

Quando a toma tiver terminado, deverá lavar o biberão cuidadosamente, eliminando os resíduos de leite, de toda e qualquer parte do biberão e dos seus componentes. Não esqueça, que este é um meio muito favorável para o crescimento de bactérias e outros gérmens, se a higiene não for a correcta.

0 comentários:

Enviar um comentário