quinta-feira, 20 de maio de 2010

Os estádios do parto

Primeiro estádio

Fase latente

Esta fase decorre desde o início das contracções regulares até ao momento em que o colo está completamente apagado e com cerca de três centímetros de dilatação; esta fase pode durar até 20 horas numa mulher que nunca passou por um parto antes (nulípara) e até 14 horas numa que já teve, pelo menos, um parto (multípara). No seu estado normal, o colo do útero é um tubo de parede espessa, com cerca de dois centímetros de comprimento e seguramente fechado. No decorrer das últimas semanas de gestação, as hormonas segregadas ajudam a relaxar o colo do útero, mas só com a intensidade das contracções da primeira fase é que ele começa,  gradualmente, a adelgaçar-se e a dilatar - a dilatação mede-se em centímetros (de zero a
dez).

Fase activa

Durante a fase activa , o colo dilata-se a um ritmo maior, até ser atingida a dilatação completa. Habitualmente dura até 7 a 8 horas quando se trata do primeiro parto e até 4 a 5 horas numa multípara. A progressão da dilatação, na fase activa, pode ser influenciada por factores como a sedação ou analgesia (que a prolonga) e/ou a estimulação da contractilidade uterina (que a abrevia).

Rebentamento das águas

Este momento é indolor e acontece,geralmente, no final do primeiro período. O líquido pode escorrer ou esguichar para fora. Regra geral, após o rebentamento das águas, o trabalho de parto acelera. Todavia, pode haver atrasos já que a «bolsa de águas» pode romper antes, no início, durante ou só no final do trabalho de parto.


Segundo estádio - período expulsivo

Começa na dilatação completa e termina com a expulsão do feto. Normalmente dura até 45 a 60 minutos, quando se trata do primeiro parto e até 15 a 20 minutos quando já não é o primeiro.


Terceiro estádio - Dequitadura

Decorre desde a expulsão fetal até à expulsão da placenta e das membranas fetais e dura cerca de 30 minutos.

0 comentários:

Enviar um comentário