quinta-feira, 3 de junho de 2010

Aleitamento Materno

Você tomou a melhor decisão, ao escolher amamentar. Às vezes não é fácil, mas lembre-se que está a fornecer ao seu bebé a melhor alimentação que existe. Para algumas mães e bebes, a amamentação é a segunda natureza. Outras têm que trabalhar isso. Existem vários meios para aprender a correcta forma de amamentar levando, assim, o seu corpo a produzir mais leite materno. Assegure-se que seu bebe abocanha corretamente o seio: ele deverá abocanhar não só o mamilo como a maior parte da aréola (a restante pele acastanhada em redor do mamilo). Assegure-se também que tanto seu bebe quanto você, encontram-se numa posição correcta e confortável durante a amamentação: a mãe com as costas direitas, e o bebé com a barriga paralela á sua e alinhada com a cabeça.

Eliminar stress diário

O stress é um dos factores mais comuns de dificuldades no aleitamento materno. Eliminar o stress, tanto quanto possível é importante, deixando outros ajudar. Tente encontrar alguma ajuda extra, quer se trate de lavar louça, roupa ou limpeza da sua casa. Matricule os seus filhos em outras actividades extras ou peça a um membro da família ou amigo para ajudar um pouco. Escute música suave enquanto amamenta o seu bebêe ou faça com que alguém faça massagens em suas costas.


Descansar 

Cuidar de uma criança pode ser trabalho muito duro. Assegure-se que descansa um pouco. Sim, pode ser mais fácil de dizer do que fazer, mas pelo menos tente dormir/repousar enquanto o bebe dorme. 


Mantenha-se hidratada

Esta é uma fase atarefada, mas não se esqueça de comer e beber. A nutrição e hidratação é tão importante durante o aleitamento materno como era enquanto você estava grávida. Tenha uma dieta variada e equilibrada e ingira pelo menos 1,5L de água por dia.


Não oferecer chupetas ou biberons

Se o seu bebé é um recém-nascido, introduzir chupetas ou biberons pode causar confusão. Na tetina e chucha, a posição da lingua e labios e o movimento dos mesmos são diferentes do que os que são necessários para uma amamentação eficaz. Os bebes mais velhos devem ser capazes de alternar facilmente entre o biberão e mama, mas enquanto você está a tentar aumentar a produção de leite, deixe o seu bebé encontrar conforto e alimentação em você. 


Aumentar a frequência de mamadas

O fornecimento do leite é produzido de acordo com a lei da oferta e da procura. Experimente aumentar o numero de vezes que amamenta o bebé.  


Plano de um retiro amamentação

Afaste-se por uns dias de tudo, isole-se com o seu bebé e concentre-se apenas no aleitamento materno, tanto quanto possível. Você não só vai estimular a produção do leite materno, mas também terá algum descanso! 


Oferecer as duas mamas

Antigamente as mães eram aconselhadas a dar de mamar 10 min de cada peito. No entanto, com os novos conhecimentos, temos hoje em dia a informação de que o leite não é igual durante a mamada, sendo que no final há um maior teor em gorduras necessárias para o desenvolvimento do bebé. Assim, o bebé deverá mamar na mesma mama até não querer mais ou até a esvaziar. Se o seu bebé conseguir esvaziar uma mama, ofereça a outra mama. Na sua próxima alimentação, comece com o peito em você terminou.


Sling feed

Mantenha o seu bebe num sling durante todo o dia para junto ao seu peito. Quando ele está com fome, a mama estará sempre disponível rapidamente, ajudando a produzir mais leite. 


Deixe o seu bebé terminar a alimentação

Permita que o seu bebe termine a sua própria alimentação quando ele estiver pronto. Isto pode levar a uma mamada mais longa e mais estimulação. Você sabe que ele está satisfeito quando ele adormece e larga o mamilo. 


Evite distrações

Procure um lugar calmo para amamentar. O seu bebe irá concentrar-se mais em mamar, e não o caos ao seu redor (visitas, televisão, etc, podem parecer inofensivas mas na verdade perturbam o bebé e consequentemente a amamentação). 


Massagens

Faça massagens nos seios antes e enquanto estiver amamentando seu bebe. Isto pode ajudá-la a relaxar e também estimular o reflexo de descida do leite.


Suplemento Alimentar

Existe no mercado um suplemento alimentar á base de ervas que tem como objectivo o aumento da produçao de leite materno. Não há nenhum estudo científico que comprove que o Promil aumente a produção de leite; existem mães que referem que o seu uso não tem resultados, mas existem outras que afirmam que conseguiram aumentar a produção de leite.


Extracção de leite com bomba

Se pretende aumentar a produção de leite, poderá estimular as mamas com bombas extractoras de leite (existem no mercado bombas manuais e electricas, para venda ou aluguer) uma vez por dia, sempre à mesma hora (à noite, quando a produção de leite é maior, pois a prolactina – hormona responsável pela produção de leite – está mais activa, ou de manhã, quando o peito se encontra mais cheio), durante 5/7 minutos em cada mama, não mais porque poderá provocar lesões na pele. Nos 1.º e 2.º dias é normal não sair leite, no 3.º dia deverão sair algumas gotas e nos dias seguintes irá sentir o peito bem mais cheio de leite.


Despertar o bebé

Se o seu bebé não está a aumentar de peso, ou está a perder peso, é possível que ele esteja sonolento e não peça para ser alimentado quando deve. Nesse caso você deve despertá-lo para mamar após 4 horas de intervalo, no máximo, mesmo durante a noite. No entanto, se o seu bebé está a aumentar adequadamente de peso, não necessita de o acordar. Ele proprio irá reclamar quando tiver fome. 


Saiba se ele está a alimentar-se bem. Existem diversos sinais para percebermos se o bebé está a ingerir a quantidade necessária de leite:
- O bebé mama diversas vezes durante o dia;
- A seguir à mamada parece satisfeito;
- Urina, no mínimo 6 vezes por dia;
- A urina não tem um cheiro forte;
- Quando está acordado encontra-se bem disposto
- O bebé está a aumentar de peso. Deverá pesar o seu bebé semanalmente. A Organização Mundial da Saúde recomenda um aumento mínimo de 450 gr por mês, mas a mãe deve ter em conta o que o pediatra recomenda para o seu bebé.

0 comentários:

Enviar um comentário