quinta-feira, 20 de maio de 2010

Posições para o parto

Deitada, sentada ou de cócoras. São várias as posturas que podem tornar o nascimento de um filho um momento mais agradável e descontraído. Em vez de se ficar deitada, pode-se ter um seu filho de cócoras, de lado ou, até mesmo, sentada. Em alguns países, o parto pode ser realizado na água, numa banheira ou em cadeiras especiais que oferecem diferentes posições.

Deitada
Em posição totalmente horizontal, a mãe fica com as pernas elevadas e apoiadas em perneiras.
VANTAGENS: Facilita o acesso do médico ao bebé.
DESVANTAGENS: 0 peso do útero pressiona as veias e artérias na região lombar, reduzindo a circulação sanguínea. Exige mais esforço para a expulsão do bebé, porque a posição não aproveita a força da gravidade.



Semideitada
Na cama, fica-se recostada a 45°, com as pernas apoiadas em perneiras.  
VANTAGENS: A mãe participa mais no parto, uma vez que pode ver o bebé nascer. O canal de parto fica mais alinhado e em posição mais favorável à força da gravidade. Portanto, facilita a expulsão do bebé.
DESVANTAGENS: Não permite qualquer movimento.

De cócoras
Com as pernas flectidas, a mãe apoia-se nos tornozelos, segurando-se numa barra horizontal colocada à sua frente.
VANTAGENS: Os músculos da bacia e da região do períneo ficam relaxados, o que aumenta a elasticidade do canal do parto. A força da gravidade é totalmente favorecida, facilitando a saída do bebé. A futura mãe pode movimentar-se à vontade durante o parto e acompanhar o nascimento do seu filho.
DESVANTAGENS: Nenhuma. Esta posição exige apenas preparação física especial, que fortaleça a musculatura das pernas e estimule a elasticidade do períneo.



De lado
Deitada do lado esquerdo, a perna esquerda fica esticada e a direita dobrada.
VANTAGENS: a mãe pode movimentar-se durante o parto e ver o bebé nascer. Beneficia a circulação sanguínea, uma vez que não pressiona a veia cava, que fica do lado direito da coluna vertebral.
DESVANTAGENS: Nenhuma.



Na água
A futura mãe fica sentada ou de cócoras, dentro de uma banheira especial, com água entre os 34 e os 36°C.
VANTAGENS: A temperatura da água permite um grande relaxamento muscular, o que facilita a expulsão do bebé.

DESVANTAGENS: Alguns médicos receiam que a água transmita infecções ao bebé. Outros defendem que os microrganismos passados para a água pelo corpo da mãe não representam risco algum para o nascituro, que já estava em contacto com eles.




0 comentários:

Enviar um comentário