quarta-feira, 14 de abril de 2010

Como é que eu sei se estou no período fértil?


Para calculares o período fértil, deverás anotar as datas das menstruações num calendário, durante, pelo menos 6 meses a 1 ano, de forma a tentares perceber quantos dias têm os teus ciclos menstruais. Deste modo, sabes qual o ciclo mais curto, ou seja, o que tem menos dias, e qual o mais longo, ou seja, o que tem mais dias (a contagem faz-se desde o primeiro dia da menstruação até ao dia anterior da menstruação seguinte – o chamado ciclo menstrual).
Para compreenderes o método do calendário, assim se chama este método, presta atenção ao seguinte exemplo: vamos partir do princípio que o teu ciclo mais curto é de 27 dias e o ciclo mais longo de 31 dias. Desta forma, ficaria:

Ciclo menstrual mais curto – 18 = X então 27 – 18 = 9
Ciclo menstrual mais longo – 11 = Y então 31 – 11= 20

Assim, a altura do teu período fértil aconteceria entre o 9º e o 20º dia do ciclo menstrual (contando sempre a partir do 1º dia da menstruação).

Não te deves esquecer que o funcionamento do nosso corpo está relacionado também com factores de natureza emocional, isto é, determinados acontecimentos podem fazer com que o teu período fértil ocorra num momento diferente do habitual, podendo, assim, haver falha deste método.



0 comentários:

Enviar um comentário