quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O Sexo depois da gravidez

Quando recomeçar a vida sexual?

A melhor altura para pensar em recomeçar a vida sexual é quando ambos se sentirem preparados. Isto parece óbvio mas só o será se o casal falar sobre o assunto. É bastante normal que a mamã sinta uma falta de interesse temporária ou que esteja demasiado dorida e sensível para recomeçar. Fale sobre o assunto para compreender como ela se sente e identificar o momento certo para ambos. O carinho e a compreensão facilitam o processo e permitem momentos muito agradáveis entre o casal. É também normal que a recente mamã se sinta pouco atraente, ainda não recuperou a forma inicial ainda está, provavelmente, a amamentar. O seu papel é muito importante para que ela não se sinta inibida com estes assuntos. Deve mostrar compreensão e incentivá-la a fazer a ginástica de recuperação, sempre recomendada pelo médico. Vai ver que rapidamente ela se vai sentir melhor.

Perda de desejo sexual?

É natural que ela sinta perda de interesse sexual durante alguns meses depois do parto. Não fique preocupado. É muito natural. A fase final da gravidez e o facto do bebé dormir no vosso quarto são questões que podem fazer surgir esta situação. E se tiver a sensação de estar em segundo plano relativamente ao bebé, pense que esta é a fase em que são necessários os maiores cuidados e que ele vai, inevitavelmente, ocupar a maioria da atenção da mamã. Algumas reacções da mamã podem parecer estranhas. Lembre-se que ela está emocionalmente instável e procure compreender e não entender estes comportamentos como ofensas pessoais. Ser aberto e falar com ela sobre qualquer situação que possa acontecer é sempre a melhor solução. No entanto, se após vários meses não conseguirem reatar a vossa vida sexual normal, devem falar acerca do assunto com o médico assistente.

Devo usar métodos contraceptivos?

Mesmo que a mamã se encontre a amamentar ou que os seus períodos ainda não tenham recomeçado, já existe o risco de uma nova gravidez. Por isso devem ter o cuidado de usar alguma forma de contracepção, de preferência aconselhado pelo médico.


0 comentários:

Enviar um comentário