quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O pai e a gravidez

A posição do pai, relativamente ao nascimento do bebé, tem sofrido claras e largas alterações no decorrer das últimas décadas. Hoje em dia, o pai vive o nascimento de forma emocional e orgulhosa e já não existe retracção relativamente ao facto da, também sua, gravidez.

As mudanças. A gravidez da sua companheira traz imensas novidades. Desde os enjoos à indisposição, à preguiça e até ao mau humor. É por isso que às vezes chora, outras vezes ri. Tal comportamento pode deixá-lo confuso, inseguro e até com ciúmes. O segredo é ter paciência. Ela está a enfrentar as tensões geradas pela proximidade do desempenho deste novo e importante papel e mais, o estado emocional dela é influenciado por diversas alterações hormonais. 

Solidário, por vezes é possível que chegue a sentir os mesmos enjoos ou a azia que a mãe vai sofrendo depois das refeições. Mesmo assim, em estado de ansiedade, não ceda à tentação de comer demasiado, senão acabará por ganhar uns quilos extra. Todos estes sintomas e modificações indicam que ambos estão grávidos e que, desde o momento da concepção do futuro bebé, mergulham nesta aventura fascinante de criar uma vida. Um dos primeiros carinhos que pode dar ao seu filho é um cuidadoso apoio pré-natal. Desde o início da gestação, pode acompanhar a mamã às consultas mensais, aos exames solicitados e seguir todas as recomendações médicas. Acompanhando o desenvolvimento do seu filho, ganha mais segurança para exercer a paternidade e a sua presença reflecte confiança e tranquilidade à mãe. Sem contar a emoção do dia em que, finalmente, a ecografia vai confirmar se terão um menino ou uma menina. Claro que essa participação não será fácil. É óbvio que tem o seu trabalho, os seus compromissos, mas o ideal será conseguir conciliar tudo e destinar o maior tempo possível à gravidez.

Depois do nascimento do bebé, certamente vai dispôr de mais tempo para estar com a sua família. Mas a atenção do papá nesta fase também conta. Os direitos legais avançam à medida em que a sociedade os exige, mas enquanto não há uma legislação mais paternal, terá que tentar ser ao mesmo tempo, um futuro papá e um profissional responsável.

Os amigos brincam e fazem piadas, mas não deve esconder os seus sentimentos. É natural que sinta medo do futuro, a tensão de desempenhar o papel de pai muito em breve, o orgulho pela gestação do filho e o desejo de o ter, logo que possível, nos braços. É claro que tem em mente muitas perguntas sobre a gravidez e a data provável do parto. A maioria destas dúvidas pode ser esclarecida pelo médico assistente que trata e avalia a mamã. Ele vai estar presente no seguimento da gravidez. Assim, é essencial que exista grande confiança entre todos e que acompanhe a mamã nas visitas ao médico e que fale com ela acerca de todas as questões que o preocupam.

0 comentários:

Enviar um comentário