quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Dicas para mamãs de primeira viagem

Quando nasce um bebé, nasce também uma mãe. Contudo acredito que a mamã também passa pela gestação, do ser mãe, se preparando para esse momento especial e maravilhoso, para essa incrível jornada! 

Algumas dicas são muito importantes:

• O primeiro banho: no início sentimos muito receio de dar banho no bebé recém-nascido. Por isso é muito importante ler a respeito, observar as enfermeiras na maternidade e pedir ajuda. O bebezinho percebe nossa insegurança e também fica inseguro, então cuidado, tempo, tranquilidade são muito importantes. Não se sinta pressionada e tenha pessoas em quem confie do seu lado nesse momento.

• As trocas de fraldinhas: antes do bebé chegar, temos tudo idealizado em nossa cabeça, como será, onde, etc. Nas primeiras trocas começa a confusão, o lixinho está longe, as fraldinhas estão fora de mão, precisa de mais água...O importante é aprender com o processo e antes do que você imagina terá um esquema e uma organização que facilitarão muito para você e para o bebé. Aproveite o soninho dele para organizar tudo: repor as fraldinhas, água morninha, pomadinha, etc.

• Amamentar. Para esse assunto seria necessário quase um artigo só. A amamentação é muito importante para a mamã e para o bebé e a formação de vínculos, por isso, o mais importante é ter calma, paciência. Antes ler e se informar bastante, e durante o processo muito carinho. Não deixe a família ficar a dar palpites o tempo todo. Nos primeiros 6 meses de vida, o leite materno é suficiente para o bebé. Não é um processo fácil, mas vale muito a pensa a insistência e a perseverança. Tanto no aspecto emocional, como para saúde do bebé.

• O Papá tem um papel importante de deixar um ambiente tranquilo para a mamã e bebé e auxiliar em todos os cuidados!

0 comentários:

Enviar um comentário