quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sintomas da gravidez

Muitas mulheres são apanhadas por esta magnífica surpresa. Apesar da surpresa é uma boa altura para pensar positivo, pois um a vinda de um bebe é uma fonte de alegrias, mas também de responsabilidades. No entanto a vinda do bebe tem de ser bem ponderada e planeada, para que tenha uma gravidez segura e bem vigiada.

O primeiro sinal de gravidez, é o atraso menstrual. A falta este é um dos sinais mais comuns de gravidez. No entanto, uma série de outras razões, como o stress, doença, flutuações no peso também podem causar o atraso ou mesmo a ausência de menstruação. Por isso recomenda-se que uma semana depois do atraso seja feito o teste de gravidez. Hoje em dias os testes dão um resultado com 99% de certeza. Caso o teste tenha dado negativo mas continuar com os sintomas, aguarde outra semana pois em alguns casos a mulher pode ter um atraso na semana de gravidez. Para tirar as duvidas ao certo, nada como fazer um teste num laboratório de exames.

Outro sintoma de gravidez importante é a alteração do tamanho e da sensibilidade dos seios imediatamente a seguir à concepção. Os seios começam a aumentar para se prepararem para amamentar e ficam também mais sensíveis. Muitas mulheres afirmam que esta sensibilidade é como uma versão exagerada da sensibilidade que antecede a menstruação. 

O sintoma mais detestado na gravidez é as náuseas e vómitos, também conhecidos como enjoos matinais. Os enjoos são normalmente sentidos pela mulher desde a segunda semana de gravidez e que ira permanecer ate a 3 mês.

Sentido de odor mais aguçado. Muitas mulheres no início da gravidez sentem-se invadidas por cheiros de cortar a respiração. Este pode ser um efeito secundário do rápido aumento do nível de estrogénio no sistema. 

Aversão a alimentos. A rejeição de determinados alimentos é ainda mais comum do que os desejos da gravidez. Pode subitamente achar que alguns alimentos de que gostava passaram a ser completamente repulsivos. 

Cansaço e sonolência. Níveis mais elevados da hormona progesterona e o esforço adicional que é necessário para iniciar o processo de geração de um. 

Vontade de urinar frequente também é um sintoma de gravidez, a partir das 2-3 semanas depois da concepção, devido à redução do tamanho da bexiga e do incremento de fluxo sanguíneo nos rins faz com que a produção da urina seja maior.

A temperatura basal do corpo mantém-se elevada. Caso tenha monitorizado a sua temperatura e esta se mantiver elevada após a ovulação, é provável que esteja grávida. 

Todos os sintomas acima mencionados normalmente confirmam uma gravidez, mas para ter certeza absoluta o melhor é fazer um teste de gravidez. Podemos confirmar a gravidez através de um teste de gravidez caseiro que detecta o nível de HCG na urina, e se o resultado for positivo deve marcar uma consulta no seu médico para confirmar a gravidez e começar a ser acompanhada. Um teste sanguíneo também pode ser feito, dado que o medico ira pedir uma prova de gravidez.  

0 comentários:

Enviar um comentário