sábado, 31 de outubro de 2009

36ª Semana

O bebé: Nesta semana a gordura está preenchendo os ombros e joelhos bem como formando dobras no pescoço e cintura. As gengivas do bebé estão bem duras agora. Ele pesa cerca de 2800-2900 gramas e mede cerca de 46 cm. Ao olhar para a sua barriga nesses dias pode parecer engraçado de vez em quando. É que os cotovelos, joelhos e a cabeça do bebé podem não só serem sentidos como podem ser vistas desalinhando a forma de sua barriga. Isso ocorre quando o bebé está se espreguiçando ou quando ele troca de posição por um tempinho. Ele está também exibindo unhas novinhas em folha e um par de rins completamente desenvolvidos e prontos para operar suas funções. O fígado também já pode processar impurezas.

Para a mãe: A média de ganho de peso até agora é de 10 a 14 quilos, e deveria consumir cerca de 2400-2800 calorias por dia. É também um bom momento para visitar o hospital onde você vai dar a luz. Agora há muito mais bebé dentro de seu útero do que líquido amniótico. O seu útero até agora expandiu cerca de 1.000 vezes comparado com o seu tamanho original.

Durante a gravidez a mulher sente vontade de ir ao banheiro com maior frequência, você até que já estava acostumada mas, agora que está perto do final da gravidez, você praticamente fará do banheiro o seu segundo lar. Mesmo assim, não diminua a quantidade de líquidos ingeridos, especialmente água. O seu bebé e o seu corpo precisam muito de água. 

Para o pai: Você vai ficar nervoso ao segurar um ser humano pouco maior que uma bola de futebol, sabendo que ele é o seu filho(a). Você não vai se afogar ou entrar em asfixia ao trocar as fraldas húmidas do bebé. O vómito do bebé não é lixo tóxico e você não vai morrer envenenado se o bebé regurgitar todo o conteúdo de uma mamada na sua camisa nova. Seriamente, é muito enervante segurar um bebé se contorcendo, especialmente quando seu pescoço e tão mole! Quanto mais você segura e manipula seu bebé, mais confortavelmente você se irá sentir. Você deve ser capaz de fazer tudo que a mãe faz pelo bebé, menos, é claro, amamentar. Fazendo essas pequenas coisas você vai desenvolver um vínculo profundo com o bebé, e ele se sentirá muito bem com isso 

0 comentários:

Enviar um comentário