sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Chás, uma bebida proibida na gravidez?

Porque é que se fala tanto no chá preto? Porque o chá preto tem muito mais cafeína do que uma chávena de café. Por esse mesmo motivo, o excessivo consumo de chá, faz com que a cafeína e outras substancias possam atravessar a placenta, podendo provocar efeitos negativos tanto na mãe, como no bebé, mas raramente provocam o aborto. Outros problemas do consumo elevado de chá (e mais uma vez como do café), causam um aumento tensão arterial, dos níveis de catecolaminas, da actividade de renina plasmática, dos níveis de ácidos livres, da produção de urina e da secreção gástrica.
Uma coisa engraçada é dizerem que não se pode beber chá preto, mas chá branco, verde ou vermelho já se podem. Falso! Estes chás (todos coloridos) são meramente chá preto, tem nomes diferentes por causa do seu método de secagem e de tratamentos finais.
Quanto aos chás de sabores tais como, sabor a amoras, frutos silvestres, morangos, ananás, maça canela, tutti fruti, mirtilho, caramelo, limão, menta, entre outras que se vê muito nos supermercados, também ficam na minha pasta de não recomendáveis, pois estes chás de sabores são meramente chá preto com corantes de modo a dar o sabor.
No fim disto tudo, fãs de chás acho que não devem abusar. E devem encurtar a vossa lista de chás para os típicos chás de árvores e ervas como lúcia-lima, camomila e cidreira.

1 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe, mas chá preto não tem mais cafeína do que café. Pra causar aborto a gestante teria que tomar alguns litros de chá por dia, bem dificil de acontecer.

http://chavena.com/artigos/sabe-qual-quantidade-cafeina-cafe-noutras-bebidas-base-cafe

Enviar um comentário