domingo, 11 de outubro de 2009

39ª Semana

O bebé: O bebé está com peso de aproximadamente 3250g e sua medida é de 48cm. No entanto os meninos tendem a nascer com mais peso do que as meninas. O seu bebê está com os seus sistemas e órgãos internos terminados e em seus devidos lugares. Os pulmões ainda precisam de mais uns ajustes mas isso será feito após o nascimento. O cérebro é o último dos órgãos à amadurecer. O crânio ainda não é totalmente sólido, apresentando-se mais amolecido nas 5 fontanelas, que ainda estão separadas e podem ser apertadas umas contra as outras. O parto pode alongar e moldar a cabeça fetal, uma precaução de segurança para reduzir o diâmetro do crânio, permitindo uma expulsão mais fácil da cabeça, durante a passagem do feto pelo canal de parto, sem provocar danos ao cérebro. Após o parto, a cabeça do bebé retorna a sua forma arredondada. Os olhos ainda não possuem os ductos lacrimais, que aparecem poucas semanas após o nascimento. 

Para a mãe: Você já conversou com o seu médico ou pessoas mais experientes a respeito da amamentação? Não deixe para a última hora para evitar problemas de adaptação depois que o bebé já estiver em seus braços. Geralmente nos hospitais, depois de você ter tido o bebé, as enfermeiras fazem um esclarecimento e explicam o básico sobre a amamentação. Procure não sair do hospital cheia de dúvidas, tenha certeza de que tudo está em ordem e que você vai se entender com o bebé. 

Para o pai: Você já é quase pai e sobreviveu a todos os inconvenientes da gravidez. Você deve estar apreensivo com o que está por vir, mas é assim mesmo e não é o único. 

0 comentários:

Enviar um comentário